PAPA AOS JOVENS DO OPUS DEI: SIRVAM O MUNDO COM VOSSOS TALENTOS

No âmbito do 50º aniversário do UnivForum 2018, do Opus Dei, mais de 2.500 estudantes universitários de diversas partes do mundo estarão reunidos em Roma na Semana Santa para refletir sobre o tema “Repensar o futuro”. A mensagem do Papa Francisco para o encontro foi divulgada esta sexta-feira, 23.

Uma bela oportunidade para se encontrar com Cristo

“Vocês vêm novamente à Cidade Eterna – escreve Francisco – movidos pelo amor a Deus, à Igreja e ao Papa. Assim, é oferecida a vocês uma bela oportunidade para encontrarem-se com Cristo durante a Semana Santa e amadurecerem na fé e no comprometimento, junto a outros jovens de culturas e experiências diversas, mas animados por um mesmo desejo de felicidade, plenitude e doação generosa”.

Preparem-se para o Sínodo

Recordando que este encontro internacional tem lugar justamente no ano em que se realizará o Sínodo que terá por tema “os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, Francisco convida os participantes a “prepararem-se” para participar do “evento eclesial”.

Para isto – escreve o Pontífice – “fará bem dirigir o olhar a João, o jovem discípulo que Jesus amava, a quem deu Maria como nossa Mãe. Ele ensinará vocês a reconhecerem Jesus que passa na nossa vida e a segui-lo com o ímpeto e a alegria que «enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus»”. (Evangelii gaudium, 1).

Não deixar de cultivar a relação com Deus

“O Senhor – prossegue Francisco – nos convida todos a segui-lo com alegria e a amar sem reserva a Deus e os outros. Será de grande ajuda para vocês este conselho de São Josemaría: «Busques a Cristo, encontres Cristo, ames Cristo» (Caminho, 382).

Disto, o convite do Papa aos universitários: “não deixem de cultivar a cada dia a vossa relação de amizade com Cristo, fazendo-se a pergunta muitas vezes: «O que faria Jesus no meu lugar? O que eu posso fazer para assemelhar-me sempre mais a Ele e levá-lo aos outros?».

Busquem-no na oração, nos sacramentos, em todas as circunstâncias da vida de vocês e também nas pessoas que estão próximas a vocês, familiares, colegas de estudos, e naqueles que têm necessidade e são os esquecidos do mundo, nos quais se reflete de modo particular, o rosto de Cristo”.

Sirvam o mundo com os vossos talentos

Nas palavras do Papa, também a importância do olhar para o mundo e o convite a saírem de si mesmos, “vencendo a comodidade e o egoísmo de pensar somente em suas coisas”, para colocar-se a caminho.

Francisco faz votos de que os jovens encontrem as pessoas “necessitadas”, “servindo-as” com os próprios talentos: “este é o melhor modo de seguir Cristo e de ter sempre o coração enamorado d’Ele”.

“Rezo por vocês”, lê-se na conclusão da mensagem. Rezo “pelos projetos e aspirações de vocês, para que sintam em cada momento o amor do Senhor, que nos chamou para uma vida de doação e de serviço”.

Radio Vaticano