RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA NO ACRE UMA HISTÓRIA DE AMOR

O Espirito Santo sopra como quer…

Contar uma história como esta não é fácil, todos os fatos estão imerso em um grande mistério. O mistério do amor de Deus pelo seu povo. Um amor tão grande que ninguém pode ficar fora dele. O Acre é um Estado da região norte desse imenso Brasil, dentro da floresta amazônica, era de se esperar que pela distância dos grandes centros do País as novidades não chegassem com tanta rapidez. Porém, o Espírito Santo age por caminhos e usa de instrumentos diversos para cumprir sua missão.

Já durante a década de 70, senhoras que pertenciam as nossas comunidade, de férias no Rio de Janeiro, tiveram contato com o Grupo de Oração na Igreja de Nossa Senhora de Copacabana, ficaram cheias de alegria e entusiasmo. Porém, não sabiam como chamar nem como trabalhar aquela experiência, fundaram um grupo de jovens em suas casas, onde repetiam aquela experiência sem nominar porem, de Renovação Carismática Católica. As pessoas diziam que era um grupo muito animado e fervoroso. Isso durou até meados de 1986 quando dois jovens, membros da Aeronáutica, foram convidados para participar do grupo de jovens, eles tinham participado da RCC em Lorena, conheciam a experiência da Canção Nova e tia Laura. Porém, por não terem tempo, não puderam continuar a formação daquele pequeno grupo e deixar estabelecido que era uma experiência da RCC.

No ano de 1990, o Espirito Santo escolheu uma forma para dar início oficialmente a RCC em Rio Branco e o fez de forma espantosa. O Sr. Jorge Lugnani, encontrando-se muito doente e desenganado pela medicina, foi ao Paraná para despedir-se da família, lá seu sobrinho, Antônio Carlos Lugnani, apresentou o grupo de Oração. O Sr. Jorge foi batizado no Espirito Santo e curado de sua enfermidade. Ele se encheu de um novo ardor missionário dizendo para sim mesmo, “Tenho que levar isto para Rio Branco”. Ao chegar em Rio Branco não mediu esforços para iniciar sua missão, logo o Espirito Santo lhe apresentou as três senhoras que já conheciam a experiência e os dois jovens da aeronáutica, com esses grupo e mais alguns casais a RCC em Rio branco foi germinando. Seu Jorge logo procurou o bispo para as devidas autorizações. Após algumas noites de vigílias em adoração e muitos momentos de orações, nasce o grupo Virgem de Nazaré, sediado na Catedral Diocesana. Este grupo de Oração é considerado o grupo de mãe de todos os outros. Ao longo de quatro anos a RCC já estava conhecida e muitos outros grupos foram criados, se espalhando por todos os bairros da cidade de Rio Branco. Chegando também, nos municípios próximos, onde era possível chegar com carro. No desejo de sempre evangelizar a RCC iniciou os encontros de carnaval com o nome de “Rio de Água Viva”, atraindo centenas de pessoas. Foram realizados vários seminários de Vida no Espirito Santo onde muitos foram resgatado para Deus, muitos foram curados, muitos voltaram a amar a Igreja e nela até hoje servem com amor.

 

Mas essa não é toda a história…

 

Falamos, até agora, sobre a RCC na diocese de Rio Branco, porém, Deus não queria somente uma parte do Estado dentro do seu amor. A RCC precisava chegar na diocese de Cruzeiro do sul, havia um grande empecilho. Não havia ligação terrestre entre as diocese de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. O Espirito Santo, mestre na ação missionária, aproveitou que o Padre Alirio Pedrini, já membro da RCC , iria pregar um retiro espiritual para freiras franciscanas naquela cidade. Após o retiro o padre Alirio Pedrini sugeriu a criação de um grupo de oração com o nome de “Água Viva”.  Assim com o apoio das religiosas e de alguns padres, o que era muito raro, a RCC nasce em Cruzeiro do Sul. Ao longo do ano de 1991, foram realizados os encontros querigmáticos, porém ainda de modo fechado, somente para convidados.  Em 1994 foi realizado o primeiro encontro querigmático aberto em Cruzeiro do Sul, como também, o primeiro Seminário de Vida no Espírito Santo realizado em nove semanas, sempre com a direção dos padres e freiras. Havia também o auxílio de pessoas da RCC da cidade de Manaus que eram convidadas para ministrar pregações e formações. A RCC na diocese de Cruzeiro do Sul, muito rapidamente já realizava encontros de Carnaval com o nome de “CRISTOVAL”, espalhando o batismo no Espirito Santo por todos os bairros e paróquias da Diocese, chegando a municípios tão distantes que somente de barco é possível chega lá.

 

Assim, a RCC no Acre viveu e vive até os dias de hoje, na alegria do amor de Deus pela ação do Espírito Santo.

 

Por:

Normando Araújo Rosas jr.