1º e 2º Dias do XI Congresso Estadual da RCC Acre

O Estado do Acre está recebendo chuva de bênçãos com a realização do XI Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica. Nesta quinta-feira, 14 de novembro, irmãos e irmãs de diferentes municípios do Estado, de Estados e países vizinhos compareceram à Paróquia Santa Inês, na capital Rio Branco, e puderam participar da Celebração da Missa de Abertura do Congresso. São aproximadamente 500 participantes nos 4 dias, incluindo Padres Diáconos.

O 2º dia do Congresso iniciou com o Credenciamento e com uma calorosa animação feita pelo Ministério de Música e Artes, seguida de uma emocionante apresentação do Hino Nacional e Acreano realizada pela Banda de Músicos da Polícia Militar do Estado do Acre.

Na sequência foi feita a Abertura Oficial pelo Coordenador Estadual da RCC ACRE, Pedro Alexandre, o qual deu boas vindas a todos e fez a Leitura da Carta do Secretário Nacional da RCC Brasil, Vinícius Rodrigues Simões, transcrita abaixo:

SANTIFICAREIS O QUINQUAGÉSIMO ANO. SERÁ O VOSSO JUBILEU (LV. 25,10)

Por Vinícius Rodrigues Simões

Secretário Geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL

GO Jesus Senhor

 

Caríssimos irmãos e irmãs, estamos vivendo um tempo forte de graça na Renovação Carismática Católica, um verdadeiro Kairos! Celebramos o Jubileu de Ouro da RCC Mundial em 2017 e agora em 2019 estamos celebrando o Jubileu de Ouro da RCCBRASIL e os 30 anos da RCCACRE. Portanto, estamos dentro de uma atmosfera jubilar!

O Ano Jubilar foi instituído pelo próprio Deus em favor do Povo hebreu e, conforme nos demonstram as Escrituras (Levítico, Cap. 25), não é simplesmente um marco histórico ou o fim de um ciclo cronológico, mas um marco profético para todos, uma verdadeira mudança de época, o início de um tempo novo. É um tempo de revisão do que foi feito e, ao mesmo tempo, de recomeço, um reset.

No Antigo Testamento fica claro que o Ano Jubilar não era celebrado propriamente para celebrar os êxitos e vitórias do Povo de Israel, mas uma oportunidade para celebrar a fidelidade de Deus e para fazer memória (em hebraico: ZIKKARÔN) do que Deus havia feito em seu favor, projetando-os a um futuro promissor. Significava, portanto, fazer memória para atualizar a graça e colocá-la em ação; retornar ao primeiro amor para se lançarem de forma ainda mais arrojada na graça do Senhor. Nesse sentido, o Ano Jubilar nos leva a contemplar o que Deus fez em nosso favor – Até aqui o Senhor nos ajudou (I Sm. 7, 12b) – e, cheios de consolação e ardor, lançarmo-nos a um futuro ainda mais arrojado em relacionamento com Deus, evangelização e implantação da Cultura de Pentecostes – O esplendor desta casa sobrepujará o da primeira (Ag. 2,9).

Curioso é perceber a contagem de anos determinada pelo Senhor no Livro do Levítico: “contarás sete vezes sete anos, cuja duração fará um período de quarenta e nove anos… Santificareis o quinquagésimo ano. Será o vosso Jubileu.” Ora, Pentecostes é a Festa de Shavuôt (Festa das Semanas) – Lv. 23, 15-21, isto é, o dia posterior à contagem de sete semanas após a Páscoa. Portanto, é possível dizer que Pentecostes é Jubileu e Jubileu é Pentecostes!!!

Nesse sentido, estamos vivendo um tempo de um significado muito especial, tempo de bênçãos e de graças especiais (as comportas do céu estão abertas de maneira especial sobre nós), tempo de renovação da Aliança, tempo de revigoramento, de regeneração, de resgate, de colheita abundante, não só para a RCC como Corrente de Graça, mas sobre cada um de nós em particular. É tempo de uma poderosa efusão do Espírito Santo!

Maria está conosco, intercedendo junto ao Filho para que o Espírito Santo desça sobre nós e a Sombra do Altíssimo nos envolva. Como nos ensina o Frei Raniero Cantalamessa (Pregador da Casa Pontifícia), no Cenáculo, Maria se mostra como madrinha da Igreja. A madrinha, para poder desempenhar essa função, deve ser alguém que já recebeu o batismo. Era o caso de Maria: uma batizada no Espírito Santo que agora apresenta a Igreja para o batismo no Espírito. Maria assistiu os apóstolos em sua preparação; assim ela faz conosco.

Não existe Igreja sem o Pentecostes e não existe Pentecostes sem a Virgem Maria. (PP. Bento XVI – Angelus de 23.05.2010)

 

Dando sequência ao Encontro, e de maneira simbólica, adentrou a Assembleia o som do shofar (trompete alongado feito de chifre de carneiro), que nos tempos antigos somente era tocado em ocasiões solenes.

Em seguida cada participante recebeu das mãos dos jovens ramos de trigo, simbolizando uma grande colheita espiritual, em referência ao mesmo gesto realizado no Encontro Nacional de Formação em 2019.

Em continuidade foi proferida a 1ª Pregação, feito pelo Coordenador Estadual da RCC ACRE, Pedro Alexandre, com o Tema: “O Amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Rm 5,5).

Como bálsamo espiritual tivemos a Santa Missa, seguida do Teatro: Evangelizando por meio da Arte.

Um momento de grande brilhantismo e respeito foi a bela homenagem feita aos pioneiros do Movimento no Acre.

Destaque especial para o Congressinho para as crianças, com programação simultânea.

O 2º dia foi encerrado com o Show Noite Carismática Jubilar.

Confira as fotos dos dois primeiros dias clicando aqui

 

Redação: Susie Lamas – Ministério de Comunicação Social RCC Acre.