RCC ACRE REALIZA ENCONTRO PARA COORDENADORES E NÚCLEOS E CONGRESSO ESTADUAL EM RIO BRANCO

No último final de semana, toda a família carismática do Acre esteve reunida na Paróquia São Miguel Arcanjo, na cidade de Rio Branco, para realizar o Encontro Estadual para Coordenadores e Núcleos e o XIII Congresso Estadual da RCC Acre.

Ambos os encontros aconteceram de forma consecutiva e contaram com comitivas de diversas cidades do estado do Acre e Amazonas.

 

ENCONTRO ESTADUAL PARA COORDENADORES E NÚCLEOS

 

A formação proposta pelo Encontro Estadual para Coordenadores de Grupos de Oração e Núcleos de Serviço teve como principal objetivo motivar as lideranças dos nossos grupos de oração, alinhando os serviços à luz do Espírito Santo, contando com momentos intensos de espiritualidade e formação, prática dos carismas, além de capacitá-las para um efetivo pastoreio e renovado comprometimento com a difusão do batismo no Espírito Santo.

Mais de vinte grupos de oração participaram do encontro, totalizando, aproximadamente, um público de 120 pessoas inscritas.

A programação

A programação do encontro iniciou na última quinta-feira (7), e contou com adoração, oração, pregação missa e muita animação.

Pela manhã, aconteceu a pregação “Voltai para mim e eu voltarei para vós”, conduzida por Eliane Noronha, integrante da Comissão Nacional de Formação e Presidente do Conselho Diocesano da RCC Arquidiocese de Maceió, seguida da pregação “Apaixonados pelo Senhor” realizada pela Presidente do Conselho Estadual da RCC Acre, Angelina Santos.

No retorno para a programação da tarde, tivemos a pregação com o tema “Grupo de Oração Conduzido Pelo Espírito Santo”, ministrada por Elessandra Dias, secretária geral da RCC Acre, que falou da importância do grupo de oração vivenciar o batismo no Espírito Santo e praticar os carismas, seguida de um estudo, com o tema “Para Sempre Guardiões”, conduzido por Eliane Noronha.

Após a Santa Missa, celebrada pelo Frei Clodovis Boff, vivemos um momento de vivência fraterna conduzido pelo Ministério Jovem, que rendeu muitas risadas e novas amizades.

Na manhã de sexta-feira (8), tivemos a pregação sobre “Maturidade Eclesial”, conduzida por Eliane Noronha, que concluiu com uma mesa redonda para esclarecimentos de dúvidas acerca da metodologia carismática.

Ao fim da tarde, contamos com o ensino “Grupo De Oração, Uma Comunidade De amor”, conduzido por Angelina Santos, que falou da importância de não deixar a chama do amor morrer dentro de nossos núcleos e grupos de oração.

XIII CONGRESSO ESTADUAL DA RCC ACRE

A 13ª edição do Congresso Estadual da RCC Acre aconteceu de oito a dez de setembro, reunindo mais de 250 fiéis na paróquia São Miguel Arcanjo, em Rio Branco. Com o tema “Fortalecei-vos no Senhor pelo seu soberano poder” (Efésios 6,10), o evento foi marcado por louvor a Deus, partilha da Palavra e celebração a Pentecostes.

A programação

Tão logo acabou o Encontro Estadual para Coordenadores e Núcleos, aconteceu a Santa Missa de Abertura do XIII Congresso da RCC Acre, presidida pelo Bispo Don Joaquín Pertíñez.

A primeira pregação do evento, no sábado (9), trouxe como tema “Fortalecei-vos no Senhor pelo seu soberano poder.” A pregadora e Presidente do Conselho Diocesano da RCC Cruzeiro do Sul, Raissa Coelho, falou-nos sobre a importância de reconhecer nossas fraquezas e, assim, confiando no poder de Deus que é soberano, seremos vitoriosos em Cristo. Este momento precedeu a Adoração, conduzida por Frei Moisés.

Ainda nessa manhã, prestigiamos a segunda pregação, com o tema “Ficai alerta, à cintura cingidos com a verdade e o corpo vestido com a couraça da justiça (Ef 6,14)”, conduzido pela pregadora Eliane Noronha, que em suas palavras disse: “O Senhor nos trouxe aqui para nos abastecer e fortalecer, para que sejamos profetas da verdade. Fiquemos alertas às batalhas espirituais travadas contra o inimigo!”.

Com o tema “Os pés calçados de prontidão para anunciar o Evangelho da paz”, o Presidente do Conselho Diocesano da RCC Rio Branco, Agostinho, conduziu a terceira pregação e alertou os presentes sobre estarmos prontos para o combate, com os pés calçados e com confiança no Senhor, que batalha por nós.

Na quarta pregação do dia, Pedro Alexandre ministrou sobre o tema “Embraçai o escudo da fé e a espada do Espírito” (Cf. Ef 6,16-17), enfatizando que a palavra de Deus não pode ser um instrumento que não nos leve a uma experiência profunda, pois, ela é nossa arma de ataque contra o inimigo. Logo mais, celebrou-se a Santa Missa, presidida por Frei Jeremias.

 

Diversas apresentações abrilhantaram a Noite Carismática, que contou também com belíssimos testemunhos vocacionais.

Na quinta e última pregação, que aconteceu no último dia de encontro, domingo (10), a Presidente do Conselho Estadual da RCC Acre, Angelina Santos, discorreu a respeito do tema do ano, “Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará.” (Efésios 5, 14b), que finalizou com a oração das velas.

De acordo com Angelina, “o despertar é nosso, o levantar é nosso, mas o sustento vem do Senhor!”.

Antes desse momento, os participantes já haviam sido acolhidos com a Santa Missa, celebrada pelo Padre Erenildo, seguida da consagração à Nossa Senhora e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Para encerrar, tivemos a apresentação do Congressinho e a abertura das inscrições para a Missão Jesus no Extremo Oeste.

Angelina Santos, Presidente do Conselho Estadual da RCC Acre, avalia os dois encontros como um momento especial que Deus preparou para reunir e encontrar seu povo. “O Encontro de Coordenadores e Núcleos e o XIII Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica do Acre foi um pretexto de Deus para encontrar seu povo e, assim, saciar sua sede.

Tal qual a Samaritana, que foi ao poço em um horário improvável e encontrou Jesus que quis estar ali para um diálogo de amor, a família Carismática do Acre encontrou Jesus e dele recebeu amor e força para prosseguir decididamente! Foi um final de semana em que se fortaleceu a unidade, a vivência fraterna e estreitou laços entre o povo carismático, que vieram dos mais diversos lugares das dioceses de Rio Branco e Cruzeiro do Sul e puderam conviver e partilhar sobre suas particularidades.

Os mais diversos momentos que aconteceram nos eventos, como a pregação da Palavra de Deus, Adoração ao Santíssimo Sacramento, Santa Missa, Santo Terço, louvor e oração, nos despertou, levantou e encorajou e fomos fortalecidos pelo soberano poder de Deus, voltando às nossas realidades transbordando de alegria e ardor missionário.” finalizou.


Ao mesmo tempo que acontecia a programação do congresso na igreja, na salinha ao lado, nossas crianças puderam vivenciar a espiritualidade carismática de forma lúdica e adaptada a faixa etária infantil no Congressinho.

 

O QUE DISSERAM

“Nos últimos dias, eu vinha vivenciando alguns momentos de perturbação, em que a cruz começou ficar um pouco pesada, eu estava com os meus pensamentos todos embaralhados. Nessa última semana, o que eu mais tinha pedido ao Senhor diante do Santíssimo, era que curasse meus pensamentos, porque eu estava me sentindo muito confusa, não conseguia mais me concentrar em nada e isso estava me fazendo muito mal. Em um momento de oração, quando uma moça falou que tinha alguém com os pensamentos muito embaralhados, ela profetizou essa cura e eu recebi de todo meu coração, senti que era comigo e minha mente silenciou, para Honra e Glória do Senhor!”.

Lurdes, pregadora e ministra de música do Grupo de Oração Vencedores em Jesus Cristo – Rio Branco.

 

“Esse encontro me fez refletir de modo particular sobre minha coordenação, principalmente na palavra que diz ‘quando voltamos o olhar para o Senhor, ele volta o seu olhar também a nós’, para que o Senhor possa fazer algo, nós devemos permitir que Ele faça.

Eu tenho uma pasta, onde eu guardo alguns documentos da renovação, das coisas que eu tinha na renovação e recentemente achei um documento que tinham as palavras que foram tiradas no evento da minha eleição. Por incrível que pareça, a palavra tirada foi o tema da renovação nacional deste ano, e isso me trouxe a um discernimento, ao olhar para como tinha sido a minha coordenação.

Quando nós nos conformamos e damos a abertura ao Espírito Santo para que ele possa conduzir, ele conduz e nos fortalece. Eu não queria ir, na época, mas em conformidade com o que o Espírito colocou na minha vida, eu posso me dizer que esse primeiro semestre de coordenação foi um sucesso para o nosso grupo de oração, conseguimos fazer coisas que nós não fazíamos há muito tempo. Isso devemos muito a motivação da Raíssa e da Angelina a estarem próximas a nós, vivendo em unidade com a diocese, com o estado, isso tem sido muito importante. Estejamos sempre em conformidade com o Espírito para vivermos essa unidade que a renovação nos proporciona.”.

Francisco Bernardo Cordeiro Neto, Coordenador do Grupo de Oração Renovados no Espírito Santo – Mâncio Lima.

 

“Ontem, aqui no momento de oração, o Senhor falou muito comigo, e eu sei que não foi só pra mim, ele usou essas palavras: ‘Antes que ninguém me conhecesse, eu já era por Ele conhecido. Antes que ninguém me amasse, eu já era por Ele amado. E antes que alguém me escolhesse, fui por ele escolhido’.

Então, irmãos, quando nós estamos mais atribulados, mais fragilizados, o Senhor nos escolhe, pois é uma forma de nos amar e de nos curar. Se nós achamos que a cruz está pesada, nós precisamos deixar que ela nos fortaleça e nos dê esse fôlego pra levar a cruz até o fim.”

Lucineia, Coordenadora do Ministério de Formação da Diocese de Rio Branco.

“Inúmeros foram os desafios que enfrentamos para participar desses encontros, dentre eles, 16 horas de viagem, que me fizeram ter vontade de desistir, de não querer participar. E quando nós chegamos estávamos, de fato, muito cansados. Eu passei quase o dia todo com uma dor de cabeça insuportável, mas estava aqui, com muita obediência.

Antes da missa, eu falei que não iria participar da celebração, meu corpo precisa descansar, mas algo me chamava, algo muito forte me chamava. Quando eu cheguei aqui, a alegria, a simplicidade, o jeito, o olhar, o carinho daquele frei, muito me lembrava de um padre que nós temos em Cruzeiro do Sul e sua unção. A dor de cabeça, depois desse momento, sumiu.

O cansaço, de fato, permaneceu porque eu precisava descansar, mas aquela dor de cabeça que estava tirando toda a minha atenção, sumiu por conta da Santa Eucaristia associada à alegria daquele frei e sua simplicidade. O quanto é valoroso os sacramentos da nossa vida, eu fui curado, nós somos curados todas as vezes que nos encontramos com nosso Amado.”.

Franquili Saldanha, Coordenador do Grupo de Oração O Amor Vencerá – Cruzeiro do Sul.

 

CLIQUE AQUI E BAIXE AS FOTOS DO ENCONTRO PARA COORDENADORES E NÚCLEOS E XIII CONGRESSO ESTADUAL.