JUBILEU DE CORAL: RCC ACRE INICIA 2024 VIVENCIANDO O “IDE”

O ano de 2024 começou com eventos muito importantes para a RCC do Brasil, entre eles, destacam-se o ENF – Encontro Nacional de Formação e os Retiros de Carnaval. Além disso, para a RCC Acre, o ano de 2024 traz consigo a comemoração do Jubileu de Coral, em alusão aos 35 anos de missão no estado, ao passo que a RCCBRASIL também celebra o Jubileu de Ametista, em seus 55 anos do movimento no país.

Para bem vivenciar este momento, o movimento carismático do estado do Acre tem se mobilizado de forma intensiva para participar e realizar os eventos propostos pela instância nacional.

ENF – ENCONTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO

O Encontro Nacional de Formação da Renovação Carismática é voltado para servos e líderes do movimento de todo o Brasil e, em 2024, aconteceu no Centro de Eventos Pe. Victor Coelho de Almeida, em Aparecida/SP de 24 a 28 de janeiro.

No decorrer de cinco dias intensivos, reuniu aproximadamente 9 mil participantes proporcionando a  oportunidade vivenciar formações específicas para o serviço na RCC e discutir as orientações que guiarão o Movimento em 2024.

Em uma de suas maiores caravanas dos últimos anos, a RCC Acre esteve presente no “ENF do Envio”, com mais de 40 pessoas de diversas cidades do estado do Acre, dentre elas, a presidente do Conselho Estadual da RCC AC, Angelina Santos, o pres. do Conselho da RCC na Diocese de Rio Branco, Cristiano de Paula e a pres. do Conselho da RCC na Diocese de Cruzeiro do Sul, Raíssa Coelho.

Cristiano de Paula, presidente do Conselho Diocesano da RCC Rio Branco descreveu o evento como uma “experiência sobrenatural da graça de Deus”: “Somos em 18 pessoas e é uma alegria imensa estarmos vivendo, juntos, essa experiência sobrenatural da graça de Deus e levando tudo isso para a nossa diocese.” destacou.

RETIROS DE CARNAVAL

Por todo o Brasil, o Movimento Eclesial da Renovação Carismática Católica realizou mais de 1200 encontros em todos os estados, e Distrito Federal, neste Carnaval 2024, alcançando uma média de mais de 540 mil pessoas por todo o país.

A RCC Acre realizou oito encontros simultâneos nas cidades do Acre e Amazonas, totalizando um público de aproximadamente quatro mil pessoas reunidas para uma experiência transformadora com o Batismo no Espírito Santo.

A programação, pensada em unidade com a RCCBRASIL, contou com intensos momentos de oração, louvor, clamor pelo batismo no Espírito Santo, pregações, celebrações da Santa Missa, adoração ao Santíssimo Sacramento, momentos e vivência fraterna e shows feitos por bandas católicas.

Angelina Santos, presidente do Conselho Estadual da RCC Acre, define os encontros como um “verdadeiro ressuscitar na vida espiritual”: “Os encontros de carnaval causaram um verdadeiro ressuscitar na vida espiritual de quem participou. Muitos foram alcançados pela alegria do ressuscitado que nos diz: ‘A paz esteja convosco! Assim como o pai me enviou, eu vos envio à vós…’ Quem escolheu estar com Cristo neste Carnaval através dos oito encontros realizados em todo os estado do Acre com uma participação de aproximadamente 4 mil pessoas, somando todos os encontros, certamente não voltou para casa igual, pois aquele que encontra Jesus é tomado pela verdadeira alegria, como era a proposta do tema geral dos encontros: Alegraram-se ao ver o Senhor.” disse.

“E foi isso que os encontros causaram em nós, alegria por encontrar o ressuscitado e saber que em meio às crises, ao caos dos dias atuais, conosco está a paz de Cristo e a graça do Espírito Santo para bem cumprirmos nossa missão, seja ela no trabalho, em casa, na igreja.” concluiu a presidente.

 

ANO DO “IDE”

De acordo com o Plano Pastoral da RCCBRASIL para o triênio 2023-2025, o ano de 2024 é guiado pelo verbo “Ir”, no qual Jesus nos convida a ser igreja em saída, indo aos confins da terra anunciar a Boa-Nova.

Em comunhão com todo o Brasil, a RCC Acre tem planejado formações e eventos que proporcionem preparação e vivência dessa orientação, como a caravana ao ENF, retiros de carnaval, evangelizações porta-a-porta e a Missão Jesus no Extremo Oeste.

GALERIA DE IMAGENS