“SENHOR, A QUEM IREMOS NÓS?” FOI TEMA DOS ENCONTROS DE CARNAVAL REALIZADOS PELA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA DO ACRE

 

Durante o período de Carnaval, entre os dias 1º e 4 de março, a Renovação Carismática Católica (RCC) promoveu retiros espirituais em diversas cidades do Acre e do Amazonas. Os encontros, conhecidos como “Rebanhão com Cristo”, “Rio de Água Viva” e “Alegrai-vos”, reuniram aproximadamente 2 mil fiéis, que trocaram as festividades carnavalescas por momentos de oração, louvor e aprofundamento na fé.

As cidades, Ipixuna(AM),  Marechal Thaumaturgo, Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó e Sena Madureira realizaram o tradicional Rebanhão com Cristo . Já em Rio Branco, o evento foi denominado Rio de Água Viva e, na cidade amazonense de Boca do Acre, a assembleia participou do retiro Alegrai-vos . Em Pauini (AM), também foi realizado um encontro de Carnaval voltado à evangelização.

O tema deste ano foi inspirado nas palavras de São Pedro no Evangelho de João: “Senhor, a quem iremos nós?” (Jo 6,68a) . A reflexão central dos encontros foi chamada à fidelidade e confiança em Deus, reforçando que somente Cristo tem palavras de vida eterna.

Mirlândia Monteiro, presidente da RCC na Diocese de Cruzeiro do Sul, celebrou o sucesso do evento: “Considero este, o melhor Rebanhão da minha vida. Contemplamos o agir de Deus de forma extraordinária.”

A presidente do conselho diocesano da RCC Rio Branco, Jaqueline Valente, também destacou a experiência vivida durante o Rio de Água Viva: “Foi uma maravilha! Sentimos uma atmosfera diferente, com grande participação dos fiéis, o que nos surpreendeu.”

Para a presidente do Conselho Estadual da RCC, Iriam Marta, os encontros de Carnaval foram momentos de renovação espiritual e comunhão entre os participantes: “Foi uma oportunidade única para muitas pessoas se reconectarem com Deus e experimentarem o amor e a misericórdia Dele. A alegria que vivemos nesses dias é uma resposta ao nosso desejo de sermos fieis ao chamado do Senhor.”

Além das pregações, os eventos contaram com momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, celebrações da Santa Missa, momentos de animação e muito louvor, oração do santo terço e vivência fraterna.

É importante ressaltar, que as crianças também puderam participar dos retiros de carnaval com pregações, adoração, louvor adaptados para a idade delas.

Os organizadores reforçaram a importância de iniciativas como essa, que oferecem aos católicos uma alternativa cristã para bem viver o Carnaval, promovendo uma experiência profunda de fé e transformação pessoal.

Com a participação ativa das comunidades, os retiros de Carnaval da RCC reafirmam sua missão de evangelizar e formar discípulos comprometidos com a vivência do Evangelho, um povo novo bem disposto e preparado para viver o tempo quaresmal que se iniciou na quarta-feira de cinzas. Certamente os retiros de carnaval contribuíram para a preparação pessoal dos fiéis para este tempo de conversão, jejum, oração e caridade.