Renovação Carismática Católica do Acre participa do ENF2023

O Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Ministérios reúne pessoas de todo o país em um momento de profunda oração, escuta profética, formação geral e específica.

De 25 a 29 de janeiro, representantes da Renovação Carismática Católica do estado do Acre estiveram participando do Encontro Nacional de Formação (ENF), em Aparecida, São Paulo. A caravana contou com aproximadamente 20 pessoas de diversas cidades do estado do Acre, dentre elas, a Presidente do Conselho Estadual da RCC AC, Angelina Santos, o Pres. do Conselho da RCC na Diocese de Rio Branco, José Antônio Agostinho e a Pres. do Conselho da RCC na Diocese de Cruzeiro do Sul, Raíssa Coelho.

 

Participaram do ENF2023 coordenadores diocesanos, de grupos de oração e ministérios do Movimento Eclesial da Renovação Carismática Católica do Brasil, Portugal e Angola.

 

 

 

O evento, que acontece todos os anos para nortear as atividades da RCC a nível de Brasil, é uma experiência indescritível de mergulho no Espírito Santo de Deus, através de cada show, pregação, formação, orações, terços, missas e vivência fraterna. Além da participação de leigos do Brasil inteiro, oriundos dos mais de 14 mil grupos de oração espalhados pelo país, contou com a presença de dezenas de sacerdotes, religiosas, seminaristas e bispos, que celebraram ou concelebraram as Santas Missas realizadas todos os dias do encontro.

Neste ano, cada participante foi conduzido a um ato de solidariedade: doar alimentos. Essa iniciativa arrecadou de mais de 350 kg de alimentos, que foram doados para instituições assistenciais, acendendo um novo ardor no coração de cada carismático do Brasil e o impulsionando a voltar para suas realidades e anunciar o evangelho de Cristo declarando: “Desperta tu que dormes, levanta–te dentre os mortos e Cristo te iluminará!”

 

A Programação

Foto Reprodução: RCC Brasil

 

O ENF 2023 iniciou na noite de quarta-feira (25) com a Santa Missa realizada no Santuário Nacional de Aparecida, presidida por Dom José Aparecido, Assessor Eclesiástico da RCC Brasil e Bispo auxiliar de Brasília.

Na quinta-feira (26), o encontro começou bem cedo, às 7h, com o Santo Terço, seguido de um momento de formalidades e apresentação do Conselho Nacional. Ainda pela manhã, as pregações abordaram temas como “Desperta, Deus ama você” e, “Tu dormes. Levanta-te entre os mortos!”, ministradas por Mário Lúcio, Coordenador Nacional do Ministério de Formação e Daniele Almeida, Segunda Secretaria da RCC Brasil, respectivamente, ambos da RCC de Minas Gerais.

À tarde, cada ministério se encaminhou para um local distinto para a realização dos workshop’s, com temas individuas e direcionados para o serviço que desempenham nos grupos de oração. A atividade dos workshops também aconteceu durante a tarde da quinta-feira e sexta-feira o dia inteiro.

Durante o sábado e o domingo, o encontro aconteceu no centro de eventos de Aparecida e totalizou um público de  aproximadamente 8.200 pessoas, que além de vivenciarem momentos profundos de oração,  adoração ao Santíssimo Sacramento,  mergulharam na palavra de Deus através das pregações: “Desperta, Cristo te iluminará,” feita por Dom José Aparecido, Assessor Eclesiástico da RCC Brasil e Bispo auxiliar de Brasília, “Levanta-te, vai à Nínive e anuncia o que te ordeno”, por Vinicius Simões, Presidente do Conselho Nacional da RCC Brasil, “Então um grande fogo se acendeu e maravilho a todos”, por Padre Antônio José e “RCC, um grande presente de Deus para nós!” por Frater Lucas.

Foto Reprodução: RCC Brasil

As noites do Encontro Nacional de Formação foram marcadas pelas Noites Carismáticas, que levaram os participantes a momentos únicos, com shows do Diácono Nelsinho Corrêa, que cantou músicas de Monsenhor Jonas Abib, e Ministério Vida Reluz.

Entre as atividades noturnas, aconteceram também apresentações que celebraram a cultura da família carismática típica de cada região do Brasil. A região Norte, além de um vídeo relatando a cultura, missões e festas religiosas, encenou o Círio de Nazaré e finalizou dançando o carimbó.

 

O Que Disseram:

“Para mim, o ENF foi um manancial de informações preciosas e também um momento de cuidado pessoal de Deus para comigo. Desde a reunião do Conselho até o ENF, o Senhor cuidou de mim, falou comigo através dos irmãos e, ouso dizer, que me fez mergulhar em águas mais profundas. Já não sou a mesma coordenadora que chegou ali e, muito mais, não sou a mesma pessoa, a mesma filha…

Precisava ouvir de novo Deus dizer: ‘filha eu te amo, eu estou contigo e nada te faltará…’ ELE falou e o mais importante, eu acreditei e tomei posse! Voltei pro Acre certa de que quem conduz a missão é o Senhor e certa de que Ele deseja realizar grandes obras aqui!

Há um povo que precisa ser levantado a partir de mim e eu me deixo ser essa que vai à Nínive e grita: Desperta tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará. Há um fogo puro em meu coração e eu clamo ao Senhor que Ele nunca se apague!”

Angelina Santos, Presidente do Conselho Estadual da RCC – AC.

 

 

“Sobre tudo o que vivi nestes dias de ENF 2023, posso afirmar, com toda certeza do meu coração, que o Senhor me queria lá e grandes coisas ele realizou em meu ser.  Não tinha planos de participar do encontro nacional de formação este ano, mas por providência divina e a convite da minha coordenadora, o Senhor me permitiu a graça de viver este encontro de uma forma sobrenatural com um poderoso toque do Espírito Santo.

Um episódio em especial tocou-me profundamente neste encontro. Na madruga da sexta-feira, tive um sonho de combate espiritual e libertação, nele eu conseguia ver saindo do meu peito uma grande quantidade de secreção, como uma ferida infeccionada. Após realizar uma limpeza profunda, o coração pulsava com muita vida, mas sentia no peito um enorme vazio.

Passei todo o dia com um desânimo profundo, queria desabar e não participar mais do encontro, mesmo assim continuei e na noite de sexta-feira, algo espiritual me sobreveio. Numa calmaria, o Senhor me fez recordar a vida de São Padre Pio, santo que tenho devoção, me fazendo assim compreender que todo o sofrimento daquela noite era preparação para receber a graça que ele tinha preparado para mim.

Na manhã, já queria começar a chorar ainda subindo as escadas, meu único desejo era entregar meu tudo a Jesus. Assim o fiz na adoração ao Santíssimo Sacramento, meu coração pulsava a ponto de arder ao ver Jesus, ali eu entreguei tudo o que tinha e as lágrimas banharam meu rosto, pois estava diante do Senhor da minha vida. Minha oração mais profunda e sincera a Jesus naquele dia foi: ‘Meu Senhor, sou tão pequeno e indigno, com as misérias que tenho eu desejo vos adorar sinceramente e de todo o coração, pois já não suporto mais continuar a lhe ferir como no alto da Cruz.’

Quando o a assembleia foi motivada a orar pelo irmão que estava ao seu lado, o Senhor falou, através de uma irmã, que ele estava enchendo o meu peito de todo o amor que Ele tem por mim. Relembrei-me do sonho e já não enxergava mais o vazio do meu peito, só sentia o meu coração pulsando com muita vida.  A partir deste momento o ENF tomou uma dimensão espiritual muito maior para mim.

É chegada a hora de ir ENFrente e propagar essa poderosa chama de Pentecostes que o Senhor colocou em meu peito. Todo o vazio foi tomado por uma poderosa onda de amor.”

Wallas Santhiago, Servo do grupo de oração Rainha da Paz – Sena Madureira/Ac.

 

“O ENF 2023, meu primeiro ENF, superou todas as minhas expectativas criadas através dos testemunhos dos irmãos que já haviam participado das edições anteriores.

O Senhor me chamou pra perto e falou ao meu coração em cada um daqueles momentos, em especial no Workshop para coordenadores diocesanos, quando Vinicius Simões nos animava declarando que ‘um novo pentecostes’ sempre será o antídoto para todo o cansaço, desilusões e acomodações que uma coordenação nos traz, e nos ensinava a orar como um dos pioneiros da renovação, com a frase sincera “Senhor eu estou desesperadamente necessitado de Ti”. Como faz sentido esta frase quando nos colocamos a serviço do Senhor e as situações difíceis começam a surgir, ela traduz a nossa urgência e total dependência de Deus!

Volto para casa, para a minha diocese com o coração inflamado por uma expectativa de que um novo e renovado Pentecostes aconteça em nosso meio, na vida dos nossos, assim como aconteceu na minha vida no último momento do encontro, na oração pós pregação do tema ‘RCC um grande presente de Deus para nós’, quando de repente todo o meu corpo era tomado por uma vontade de que to

dos pudessem saber e viver o que o Espírito Santo faz através deste movimento na vida daqueles que se permitem conhece-lo!

O ENF só serviu pra confirmar mais uma vez o meu lugar dentro da minha amada igreja! Sigo confiando que estou no lugar certo e que é aqui que o Senhor me quer! Despertemos para o tesouro que temos nas nossas mãos: a RCC.”

Raíssa Coelho, Presidente do Conselho da RCC na Diocese de Cruzeiro do Sul.

 

 “Foi a primeira vez que participei e minha experiência no ENF 2023 foi maravilhosa, incomparável a qualquer outra já vivida! Foi realmente subir ao monte para ouvir o Senhor, estar na Sua Presença e descer do monte completamente reavivada pelo fogo abrasador do Espírito Santo inflamando o meu coração. O evento foi bem organizado, a estrutura do local muito boa, as pregações, os workshops do Ministério de Intercessão foram muito bons!

A convivência com a família carismática me trouxe ânimo, principalmente ao ver crianças, jovens, idosos, cadeirantes e cegos querendo estar na presença do Senhor, louvando e glorificando à Deus.

O sentimento é de gratidão e alegria! Retornei para casa com o coração cheio de expectativas em Deus, com minhas forças renovadas para seguir ENFrente, com desejo ardente de anunciar Cristo!

‘Ai de mim se eu não evangelizar!’”

Rozimeyre Neris, serva do Grupo de Oração Emanuel-Rio Branco/AC

 

 

“O ENF 2023 foi um verdadeiro agir de Deus na minha vida, em todas as dimensões!

Senti muito forte a graça e o amor de Deus me fazendo um vaso novo, reavivando em meu coração a fé, a esperança e o amor pelo Senhor da minha vida.

Que maravilha é ser um Filho de Deus e saber que esse Deus que nos amou e nos salvou deseja amar e salvar muitos filhos através de cada um de nós!

A convivência fraterna também foi algo muito marcante:  O ENF é uma grande fogueira onde cada graveto, por mais frágil que seja, incendiado pelo fogo do Espírito descobre sua razão de ser, amar e servir!”

Lucineia Lívia

 

Ministério de Comunicação Social

Beatriz Monte

Galeria de Mídia